Marca significa? O quê, para quem e por quê?
O problema teórico do branding contemporâneo e o porque isso é importante para nossas vidas.
A marca na atualidade é definida como um conjunto complexo de significados e é considerada um símbolo, ideia e coisa essencialmente abstrata. Mas hoje parece que a teoria técnica que define seu significado contextual ao mercado é reducionista, postulando premissas a partir de um fundamento que tem um crítico problema lógico. O efeito é sintomático na experiência e seu aspecto mais evidente está na comum percepção de contradições entre atitudes e práticas com discursos e imagens, o que coloca em dúvida o teor da teoria. Mais que isso, no contemporâneo, as marcas são os meios de sobrevivência das soceidades de consumo e os efeitos destas contradições atingem níveis globais, expondo a gravidade da questão.
Este é o problema abordado na dissertação "Marca Significa? Leitura semiótica-pragmática da teoria da marca e branding contamporâneo" (2019), de Ricardo da Silva Mello, pesquisa desenvolvida com apoio da PUC-SP, núcleo de Comunicação e Semiótica e CNPq. Foi este estudo que gerou a hipótese de ressiginificação MSO (Marca Singo-Orgânica).