#viver aprendendo

 

 Leituras essenciais 

Serblog: O Bem Viver. Uma oportunidade para imaginar outros mundos. Alberto Acosta, Editora Elefante, 2016.

O Bem Viver. Uma oportunidade para imaginar outros mundos. Alberto Acosta, Editora Elefante, 2016.

 

 

Uma visão futurista-originária do mundo.
 

Leitura essencial para quem busca caminhos para a realização de um mundo mais igualitário, com toda sua diversidade. "O Bem Viver" foi escrito por um dos maiores responsáveis por colocar os Direitos da Natureza na Constituição do Equador, feito inédito no mundo. Além de sua participação política histórica, Alberto Acosta deixa para a humanidade este registro de uma visão realista e ao mesmo tempo libertária. Bem viver não trata do viver simples, despojado e sossegado. Apresenta uma ruptura de consciência sobre o atual sistema de desigualdades, abrindo o pensamento para a experiência em busca da conjunção de três harmonias: do indivíduo, do coletivo e da Natureza. É também possível harmonizar economia, mercado, desenvolvimento sociocultural e proteção ambiental. Mas, como Alberto Acosta escreve, esse novo mundo só poderá se realizar com a participação coletiva, o aprendizado com a alteridade e a recuperação de saberes anecetrais-originários. Teko Porã, bem viver em comunidade, é uma outra visão de mundo, futurista e necessária.

 

 Leituras da marca 

Serblog: Organização: princípios e práticas contemporâneos. John Child

Organização: Princípios e Prática Contemporânea. 

John Child, Editora Saraiva, 2005.

 

 

Organização e integração: palavras-chave da gestão e administração contemporânea.
 

Recomendamos o interessante "Organização: princípios e práticas contemporâneos." (Saraiva, 2012), de John Child, professor da Universida de de Birminghan (UK). Na obra, o autor apresenta um panorama geral das novas formas de administração empresarial considerando conceitos como integração, horizontalização e redes. Leitura essencial, tem vários pontos comuns com o jeito que pensamos a gestão de marcas.

 

 

 Leituras da marca 

Baixe em PDF no site Cosmossomos:

"Marca Significa? Leitura semiótica-pragmática da teoria da marca e branding contamporâneo" (2019), de Ricardo da Silva Mello

 

+

 

Marca significa? O quê, para quem e por quê?
O problema teórico do branding contemporâneo e o porque isso é importante para nossas vidas.

 

A marca na atualidade é definida como um conjunto complexo de significados e é considerada um símbolo, ideia e coisa essencialmente abstrata. Mas hoje parece que a teoria técnica que define seu significado contextual ao mercado é reducionista, postulando premissas a partir de um fundamento que tem um crítico problema lógico. O efeito é sintomático na experiência e seu aspecto mais evidente está na comum percepção de contradições entre atitudes e práticas com discursos e imagens, o que coloca em dúvida o teor da teoria. Mais que isso, no contemporâneo, as marcas são os meios de sobrevivência das soceidades de consumo e os efeitos destas contradições atingem níveis globais, expondo a gravidade da questão. 

 

Este é o problema abordado na dissertação "Marca Significa? Leitura semiótica-pragmática da teoria da marca e branding contamporâneo" (2019), de Ricardo da Silva Mello, pesquisa desenvolvida com apoio da PUC-SP, núcleo de Comunicação e Semiótica e CNPq. Foi este estudo que gerou a hipótese de ressiginificação MSO (Marca Singo-Orgânica).

 

 

 

 Semiótica 

 

Charles Peirce e a (r)evolução científica.

 

Conheça as ideias do filósofo norte-americano Charles Sanders Peirce (1839-1914), personagem fundamental para a evolução das ciências contemporâneas. Criador de um sistema teórico-filosófico inteiro, entre suas muitas obras, destaca-se a Semiótica (Lógica) e o Pragmatismo, teoria e método que estão revolucionando a maneira como entendemos a ciência, a comunicação, a linguagem, a cognição e a realidade.

 

+